Os enfermeiros que trabalham na saúde indígena desempenham um papel muito importante, principalmente os que laboram nas aldeias indígenas.
Os profissionais enfrentam grandes desafios para desempenham o seu trabalho, a dificuldade de acesso, uma vez que precisam utilizar diversos meios de transporte para a chegada no local, a dificuldade de comunicação com os indígenas devido a linguagem, as diferenças culturais, a escassez de recursos, por se tratar de local de difícil acesso, entre outras.
O Senpa vem realizando desde o ano de 2012 acordos coletivos de trabalho com as OS’s, sempre promovendo a melhoria das condições de trabalho e salário digno, com reajuste em todos os anos.
Todas as conquistas nestes 10 anos de negociação têm sido muito importantes para o fortalecimento da categoria. Para 2023 o Senpa está reivindicando 5% data base maio, é importante frisar que o piso salarial nacional da enfermagem não afeta os enfermeiros que trabalham na saúde indígena, e não poderá ser alterado para menor.
Os demais enfermeiros que trabalham nos CASAI’s são também enfermeiros que precisam de estrutura, espaço físico e muitas das vezes condições de trabalho pois convivem com a mesma dificuldade dos demais profissionais e ainda muitos direitos não recebem, no nosso entendimento.
A categoria ainda precisa de muita ajuda, apoio e humanização e o Senpa está na luta por estas melhorias.