Com o aumento do número de ocorrências de acidentes de trabalho, de doenças ocupacionais e falhas no processo de garantia da segurança do paciente durante a prestação dos cuidados de enfermagem, o interesse a preocupação em aprofundar as pesquisas nesta área especifica vem se tornando cada vez maiores.
Desde modo, acontece nos dias 20 a 23 em São Paulo o Congresso Nacional Cientifico dos Enfermeiros, que visa debater a segurança do profissional de enfermagem enquanto trabalhador e buscar maneiras de diminuir o impacto do stresse, jornada de trabalho e carga emocional, naturalmente vivenciados por esses profissionais no exercício da seu trabalho.
Este evento de caráter científico e não lucrativo, também tem como finalidade promover a atualização da enfermagem, divulgar as ações da enfermagem sobre o tema proposto, dar visibilidade e promover o reconhecimento da enfermagem e estudar problemas cuja soluções irão propiciar um serviço ao público de melhor qualidade e livre de riscos para os pacientes e profissionais.
Com o aumento da presença dos profissionais de enfermagem em novos ambientes de trabalho, como fábricas, refinarias, plataformas de petróleo, no cuidado domiciliar e outros que vão além do tradicional espaço hospitalar de prestação do cuidado, associada ao baixo nível de investimento em preparação dos profissionais frente aos novos desafios e perspectiva, tornou-se crescente o índice de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e falhas no processo do cuidado. Sendo assim de extrema importância para a categoria e para a sociedade, que as entidades de classe atuem e fomentem pesquisas e estudos para reverter esse cenário.
Estão participando do CONCE e representando o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará, as doutoras Fátima, Iracilda, Odete e Marileia. Ocasião de trocar conhecimentos, o SENPA dialogou com a Dra. Debora dos Estados Unidos, Presidente do Sindicatos dos Enfermeiros do País Norte Americano.
Os trabalhos científicos serão apresentados de acordo com a modalidade escolhida pelos autores após análise e aprovação da comissão científica do congresso garantindo o nível de qualidade e a correlação com o tema proposto.