SESSAO ESPECIAL DEBATE SOBRE SAÚDE DA MULHER

Publicado em: 30/05/2018
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 1 minuto

No dia 29 de maio de 2018, foi realizado na Assembleia Legislativa do Pará, uma sessão especial sobre saúde da mulher, em parceria da comissão de saúde da Alepa com a FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mulher e a Associação Amigas do Peito do Pará, para discutir a situação epidemiológica do câncer que mais afeta as mulheres paraenses – o câncer do colo do útero – como problema de saúde pública e discutir o acesso ao diagnóstico e o tratamento. 
Para o presidente da comissão de saúde da Alepa, que abordou a necessidade de se prevenir o câncer de colo do útero nas unidades básicas de saúde através do exame papanicolau que possibilita a detecção de qualquer alteração do colo uterino. Também destacou que entre o diagnóstico de câncer e o início do tratamento, deve ser cumprido a lei 12.732/12 que o tratamento oncológico deve iniciar em 60 dias.
O senpa agradece a oportunidade de se fazer presente em um debate importante e reafirma a sua luta por uma maior cobertura da atenção básica e disponibilização de materiais para a realização dos procedimentos referentes à saúde da mulher.