O SENPA publicou no jornal O Liberal no dia 29/03/2019 uma nota denunciando problemas estruturais em hospitais particulares de Belém:
O sindicato patronato respondeu ao SENPA, conforme nota publicada em O Liberal, afirmando que os hospitais particulares seguem normas vigentes:
Entretanto, esclarecemos que, na realidade, em muitos hospitais públicos e privados ocorre falta de condições de trabalho adequadas e de EPIs. Além disso, o percentual de insalubridade pago é abaixo das atividades exercidas pelo enfermeiro e o número de profissionais enfermeiros é reduzido especialmente nos horários vespertino e noturno.
Além disso, quando realizadas as rescisões de contrato nas empresas, normalmente ocorrem irregularidades como a falta das atividades no Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e a falta do extrato analítico. Além disso, o SENPA denuncia que a mudança da carga horária para maior sem aumento do salário tem sido constante e os enfermeiros se sentem ameaçados em perder o emprego e, por isso, não denunciam. No entendimento do SENPA, isso é um grande retrocesso, assim como o não fornecimento do espelho do ponto mensal aos enfermeiros, entre outros.