Na última semana de abril, foi realizada uma audiência de conciliação entre o Senpa e o Município de São João de Pirabas, nos autos da Ação Civil Pública proposta pelo sindicato em fevereiro de 2021, no Tribunal de Justiça do Pará.
A ação teve por objeto o pagamento do salário dos enfermeiros do mês de dezembro de 2020, que não foi regularmente quitado pelo Município. À época do ajuizamento, o Senpa requereu a concessão de liminar para determinar o bloqueio do valor de cerca de R$ 57.000,00, referente ao total dos salários de todos os enfermeiros funcionários do Município.
A liminar foi concedida pelo juiz responsável pela ação e desde então o Município tentou desbloquear os valores, não tendo obtido sucesso em nenhuma instância.
Ainda, durante a instrução do processo, o Município confessou o atraso dos salários, justificando pendências da gestão anterior.
Apesar do êxito do Senpa em obter a liminar e da confissão do próprio Município, os enfermeiros optaram por celebrar um acordo com Município, no qual o pagamento do salário em atraso ocorrerá de forma parcelada, em cinco vezes. O acordo excluiu a correção do valor em juros e correção monetária, também conforme decisão dos enfermeiros.
Diante da manifestação da categoria, o Senpa ratificou o acordado e a ação foi encerrada.
Leia também
Atenção enfermeiros da iniciativa privada no Estado do Pará: convocação para ciência e assinatura da lista de frequência e pauta de reivindicações da Assembleia Extraordinária referente aos Dissídios Coletivos 2025/2026
Na data de 17 de dezembro de 2024, foi realizada na modalidade online a Assembleia Geral Extraordinária referente aos Dissídios...
- 06/01/2025
- 2 minutos