É lamentável o patronato querer a todo custo tentar derrubar o piso salarial da enfermagem, o presidente da confederação nacional de saúde, que é o mesmo presidente do SINDESSPA, que ajuizou ação que suspendeu o piso da enfermagem, entrou com nova ação no STF fazendo argumentos e questionando a votação dos seis votos em relação ao setor privado.
O Presidente do Senado vai recorrer ao STF, também argumentando a questão do setor privado de ter negociação em 60 dias para somente depois pagar o piso. E ainda levando em consideração a carga horaria de 8h ou 44h e a remuneração.
Na nossa avaliação, é uma decisão fundamental para tirar a descaracterização que o STF fez quando deu a liminar e quando julgou mais recentemente uma parte da liminar para ser pago o piso da enfermagem no setor privado, diferenciando do setor público.
Entendemos que o piso não tem nenhuma regulamentação para que esteja relacionado com carga horária ou remuneração e entendemos também que o piso tem que ser pago na integra.
Estamos a um ano de atraso, a segunda portaria não foi publicada e o dinheiro não foi repassado. Isso é muito grave. E é por tudo isso convidamos a enfermagem do estado do Pará para dia 07/08 (segunda-feira) participar do ato em defesa do piso nacional em Santarém, onde o Presidente Lula estará no referido município e dia 08/08 (terça-feira) às 8h estaremos presentes em frente ao Hangar – Centro de convenções.
A concentração será no posto de combustível da Av. Julio César com a Av. Duque de Caxias. Para que possamos fazer nossa manifestação e o Presidente Lula tome a frente a decisão de resolver a situação, uma vez que cabe a ele a solução deste grave problema decidido pelo STF.