Acordo Coletivo 2021/2022: Senpa celebra Acordo Coletivo parcial com o HMTJ (saúde indígena)

Publicado em: 23/06/2021
Assunto:
Tempo de leitura: 1 minuto

No mês de maio, o Senpa celebrou Acordo Coletivo de Trabalho parcial com o Hospital e Maternidade Therezinhade Jesus (HMTJ), gestor do Distrito Indígena localizado em Itaituba. A vigência do Acordo é para o anuênio 2021/2022.

Em síntese, as partes acordaram por manter os termos do Acordo Coletivo 2020/2021, o qual garante, por exemplo, adicional noturno de 40%, acima do limite previsto em lei, bem como salário-base acima de R$ 8.000,00 (oito mil reais).

Em relação ao reajuste salarial, não houve acordo e a discussão irá ser decidida por Dissídio Coletivo no TRT/8ª Região. O Senpa apresentou a proposta de reajuste no percentual de 3,80%, diante de deliberação de toda a categoria da saúde indígena pela apresentação de proposta de reajuste correspondente à metade do INPC acumulado no período (7,59%).

O Acordo está homologado no Ministério da Economia.
Lembrando que, em relação ao pagamento do percentual de 3%, referente ao anuênio 2019/2020, o Senpa ajuizou ação de cumprimento em face do HMTJ, que procedeu ao pagamento de forma retroativa e parcelada. No entanto, a assessoria jurídica do Senpa verificou inconsistências, tendo apresentado cálculos com as diferenças devidas, que ainda estão pendentes de julgamento.

Os enfermeiros são funcionários do HMTJ e quiserem obter mais informações sobre o Acordo Coletivo, poderão entrar em contato com a Presidente do sindicato, Antonia Trindade, por meio do telefone (91) 98890-0590 (WhatsApp).

A celebração desse Acordo Coletivo é mais uma vitória do Senpa em prol da categoria, demonstrando-se a importância da sindicalização para garantir melhores condições de trabalho aos enfermeiros. Seja um enfermeiro sindicalizado! Juntos somos mais fortes!