No início do mês de junho deste ano, o Senpa e a Pró-saúde acordaram por celebrar um Acordo Coletivo parcial vigente para 2021/2022.
Assim como no Acordo Coletivo 2020/2021, foram mantidas todas as cláusulas e benefícios já concedidos à categoria, a exemplo da limitação de plantões para os enfermeiros do período noturno, anuênio, etc.
Em relação ao reajuste salarial, não houve acordo e a questão será decidida novamente pela Justiça do Trabalho no âmbito de Dissídio Coletivo. A proposta do Senpa foi a concessão do reajuste referente ao percentual acumulado do INPC, 7,59%. A Pró-saúde limitou-se a alegar que não possui verba para concessão de qualquer valor a título de reajuste, o que é lamentável e não será aceito em nenhum hipótese.
Lembrando que o reajuste do Acordo Coletivo 2020/2021 ainda está pendente no TRT/8ª Região. O Tribunal, conforme esclarecido em nota já publicada (http://www.senpa.org.br/conteudos/noticia/43992/tribunal-condena-pro-saude-a-pagar-o-reajuste-salarial-da-categoria-referente-ao-bienio-2020-2021), concedeu o reajuste à categoria, tendo a Pró-saúde apresentado recurso com nítido intuíto protelatório. Em tempo oportuno, o Senpa ajuizará a execução provisória.
O Acordo 2021/2022 está pendente de registro no Ministério da Economia.
Os enfermeiros que são funcionários da Pró-saúde e quiserem obter mais informações sobre o Acordo Coletivo, poderão entrar em contato com a Presidente do sindicato, Antonia Trindade, por meio do telefone (91) 98890-0590 (WhatsApp).
A celebração desse Acordo Coletivo é mais uma vitória do Senpa em prol da categoria, demonstrando-se a importância da sindicalização para garantir melhores condições de trabalho aos enfermeiros. Seja um enfermeiro sindicalizado! Juntos somos mais fortes!