Acordo Coletivo 2021/2022: Senpa renova Acordo Coletivo com a instituição de ensino Faculdade Gamaliel

Publicado em: 23/06/2021
Assunto:
Tempo de leitura: 2 minutos

No mês de maio, o Senpa renovou o Acordo Coletivo de Trabalho celebrado com a Faculdade Gamaliel (Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas de Gamaliel). A Faculdade Gamaliel é uma instituição de ensino de nível superior e oferece a graduação no curso de Enfermagem no Município de Tucurui. Esse é o terceiro Acordo Coletivo celebrado entre as partes.

Em decorrência da atuação privativa do enfermeiro, por força da Lei do Exercício de Enfermagem, somente um enfermeiro preceptor poderá coordenar e supervisionar a aula prática do estudante de Enfermagem. Isto é, o enfermeiro preceptor é aquele que, por ter devida formação/qualificação específica, atua como orientador e supervisor de grupo de alunos no estágio supervisionado.

O preceptor é contratado por uma instituição de ensino para o planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem em uma unidade específica (COFEN, 1986). Desse modo, atua desenvolvendo atividades típicas da enfermagem, conforme determina a Lei do Exercício de Enfermagem.

Assim, considerando a ampla legitimidade do Senpa para defender a categoria, seja para a prestação do serviço em estabelecimento de saúde, seja para o âmbito educacional, o Acordo Coletivo abrange os enfermeiros preceptores da Gamaliel e tem vigência para o anuênio 2021/2022, com data-base em 01 de maio, garantindo a continuidade de benefícios já previstos em normas coletivas anteriores.

Em síntese, o Acordo estabelece piso salarial, auxílio funeral, limite de número de alunos por classe, dentre outros. Ainda, o Senpa garantiu o reajuste salarial dos enfermeiros no percentual de 7,59%, o que se mostra de suma importância no cenário atual da pandemia e da possibilidade de redução de jornada e suspensão do contrato de trabalho.

O Acordo está registrado e homologado no Ministério da Economia.

Os enfermeiros preceptores que são funcionários da Faculdade Gamaliel e quiserem obter mais informações sobre o Acordo Coletivo, poderão entrar em contato com a Presidente do sindicato, Antonia Trindade, por meio do telefone (91) 98890-0590 (WhatsApp).

A celebração desse Acordo Coletivo é mais uma vitória do Senpa em prol da categoria, demonstrando-se a importância da sindicalização para garantir melhores condições de trabalho aos enfermeiros. Seja um enfermeiro sindicalizado! Juntos somos mais fortes!