Agenda Senpa em Santarém no mês de janeiro

Publicado em: 30/01/2023
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

Entre os dias 23 e 27 de janeiro a presidente do Senpa, Antonia Trindade foi a Santarém para participar de reuniões, assembleias, videoconferências no MPT, entre outros eventos no município.

No dia 23, terça-feira, aconteceu a assembleia geral presencial com os ex enfermeiros da Pró-Saúde, do Hospital Municipal e Saúde Indígena para discutir os problemas da categoria referente a rescisão de contrato, demissões, redução salarial com a mesma carga horária, condições de trabalho, entre outros assuntos dos profissionais destes locais de saúde. E em relação às denúncias foram todas tomadas as devidas providencias junto aos órgãos públicos e privados.

No dia 24, quarta-feira às 09:40, ocorreu uma audiência por videoconferência com o TRT do município de Altamira, referente ao fim da gestão da Pró-Saúde no Hospital Regional Público da Transamazônica de Altamira , foram discutidos também a falta da rescisão contratual, o não pagamento das verbas rescisórias e outros direitos trabalhistas, após a audiência onde teve várias sugestões e debates, o Senpa se posicionou que houvesse imediato pagamento dos enfermeiros, aguardando ata, mas tomamos conhecimento de que o estado entrou com uma ação rescisória no TRT em Belém com depósito do valor devido dos três hospitais regionais – Metropolitano, Barcarena e Altamira, com isso, mais atraso irá ocorrer o que lamentamos a falta de respeito e valorização profissional do governo do estado.

No dia 25, quinta-feira às 14h, aconteceu uma reunião presencial no MPT de Santarém, o assunto foi a rescisão de contrato de trabalho do Hospital Municipal e UPA 24h da gestão  do Instituto Mais Saúde e o repasse dos trabalhadores para a gestão municipal, após debates onde também estavam presente remoto o Instituto mais saúde e presencial a secretaria municipal de saúde, acordado que ocorrerá a partir do dia 30 deste mês a rescisão contratual do escritório jurídico do Senpa em Santarém, e também de que chamamento público para uma empresa contratar os enfermeiros do hospital municipal, UPA, 24h e urgência e emergência, o Senpa se posicionou contra e irá discutir com o prefeito na audiência, entre outras deliberações.

No dia 26, sexta-feira às 10h, reunião presencial no MPT de Santarém com a Pró-Saúde – Hospital Regional Público de Santarém, que participou remotamente, o assunto discutido foram as rescisões de contrato de trabalho, a falta da segunda parcela do 13º salário e seguro desemprego, entre outros direitos. Tomamos conhecimento de que o estado entrou com uma ação rescisória no TRT em Belém com depósito do valor devido dos três hospitais regionais, Metropolitano, Barcarena e Altamira, com isso, mais atraso irá ocorrer o que lamentamos a falta de respeito e valorização profissional do governo do estado.

Ainda no dia 26, às 16h, mais uma audiência, desta vez com o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar e a secretaria municipal de saúde, dra. Irlaine Siqueira, onde foi discutido o piso salarial, o projeto de lei de chamamento público, denúncias e a falta de gerência de cinco UBS’s do município, entre outros assuntos na defesa dos enfermeiros.  A presidente Antonia Trindade fez a defesa do concurso público e a permanência dos enfermeiros como funcionário da secretaria de saúde e contrário ao chamamento público, contra a redução de salário e a mesma carga horária.

Esta semana em Santarém foi muito importante, tivemos grande adesão dos enfermeiros na assembleia geral e participamos de reuniões importantes em favor da categoria e também tomamos todas as providências cabíveis frente as denúncias.

Parabenizamos a representante do Senpa em Santarém, enfermeira Marcela Brasil e também agradecemos a diligencia da secretária de saúde do município, dra. Irlaine Siqueira, esperamos que continue dando a mesma atenção à enfermagem e valorização da categoria.