Caos na saúde pública de Belém: Senpa continuará atuando para regularizar o pagamento dos enfermeiros

Publicado em: 11/01/2023
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 1 minuto

Não é de hoje que a situação na saúde pública de Belém está um verdadeiro caos. Denúncias sobre atrasos de pagamento e precárias condições de trabalho têm sido constantes desde o início da gestão do atual Prefeito, Edmilson Rodrigues. Nas Unidades de Pronto Atendimento, por exemplo, os enfermeiros estão recebendo péssima alimentação e estão com salários (incluindo décimo terceiro) atrasados há dois meses.

As denúncias se intensificaram com a paralisações das atividades nas Unidades de Pronto Atendimento da capital e Pronto Socorro do Guama no início deste mês.

O Senpa, visando resguardar os enfermeiros, reiterou os diversos ofícios já encaminhados à Prefeitura e às Organizações Sociais responsáveis pela gestão das UPAs, as quais se limitam a alegar que não estão pagando os profissionais em razão da ausência de repasse pela Prefeitura; a Prefeitura, por outro lado, permanece em silêncio e não responde nenhum dos ofícios.

Diante do agravamento da situação, o Senpa continuará atuando administrativa e judicialmente para que os enfermeiros recebem seu salário e tenham condições mínimas de trabalho. Em paralelo, também irá acionar o Ministério Público do Trabalho.

Os enfermeiros que quiserem encaminhar mais denúncias para subsidiar a atuação do Senpa, podem entrar em contato pelo formulário de denúncia no site e e-mail juridicosenpabk@gmail.com.