CGTB PARÁ E SINDICATOS FILIADOS REALIZAM ATO EM REPÚDIO CONTRA PRESIDENTE BOLSONARO POR DESCASO COM A PANDEMIA

Publicado em: 10/08/2020
Assunto:
Tempo de leitura: 2 minutos

10/08/2020 às 17h31. Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (7), a Central Geral dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CGTB) Pará e outras centrais sindicais participaram de ato simbólico em defesa da luta pela vida e pelos empregos neste período de pandemia de Covid-19. O ato ocorreu pela manhã em frente ao Mercado de São Brás.

A iniciativa também foi uma forma de lembrar das vítimas que perderam a vida para a Covid-19 no Pará e no Brasil. Para o presidente da CGTB, Ubiraci Dantas de Oliveira, o país vive um momento delicado com as 100 mil mortes por Covid-19. “O governo brasileiro faz pouco caso da vida das pessoas”, destacou. Assista ao vídeo com a declaração do presidente da CGTB (https://www.youtube.com/watch?v=az-5SmA5_Vs).

O Sindicato dos Servidores da Execução das Medidas Socioeducativas do Pará (Sindsesp), filiado a CGTB, também manifestou insatisfação contra o governo federal e, ainda, contra o governo estadual. De acordo com a entidade sindicato, muitos trabalhadores da área socioeducativa adoeceram pela falta de material básico, como álcool gel e máscaras. Veja aqui.mp4  o vídeo com as declarações de Carlos Evandro Moraes Palheta e José Maria Lima Moura, membros da direção do Sindsesp.

A presidente da CGTB Pará e Sindicato dos Enfermeiros do Pará (Senpa), Antonia Trindade, manifestou repúdio contra o governo federal pelo não repasse dos recursos para enfrentar a pandemia nos estados. “Muitas mortes poderiam ter sido evitadas se os recursos tivessem sido enviados totalmente aos estados”, afirmou.

Por anos o Senpa luta por equipamentos e condições adequadas para o profissional de enfermagem.  Anos de descaso reflete agora na pandemia. “A corrupção que assola o Brasil, em específico no Pará, tem norteado o desvio de recursos e resultando em não atendimento adequado a população. A enfermagem é a maior afetada”, destacou a presidente Antonia Trindade.

Conforme apontou auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) no final de julho, o Ministério da Saúde teria usado apenas 29% da verba emergencial prevista para combater a pandemia no Brasil desde março. Ainda de acordo com a auditoria, o Pará está entre as três unidades da federação que menos receberam recursos por pessoa na pandemia.

O Sindicato dos Enfermeiros do Pará (Senpa) ressalta a importância da sindicalização dos profissionais de enfermagem para o fortalecimento da entidade, que defende os trabalhadores e luta por melhores condições de trabalho, salário digno, carga horária e piso salarial justos. Solicite a ficha de filiação nos contatos de telefone ou e-mail descritos abaixo.

Acompanhe as redes sociais do Senpa por meio do endereço @senpacomunica no Facebook, Instagram e Twitter. O Senpa funciona de segunda à sexta, das 08h às 17h, em dias úteis, pelo e-mail juridico@senpa.org.br, ou pelo telefone da presidência no (91) 98890-0590.