CGTB PARÁ E SINDICATOS FILIADOS REALIZAM ATO NESTA SEXTA-FEIRA (07) CONTRA DESCASOS NA PANDEMIA

Publicado em: 04/08/2020
Assunto:
Tempo de leitura: 2 minutos

04/08/2020 às 18h01.

A Central Geral dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CGTB) Seção Pará e outras centrais sindicais promovem ato simbólico nesta sexta-feira (07) em defesa da luta pela vida e pelos empregos neste período de pandemia de Covid-19. O ato vai ocorrer a partir das 10 horas, em São Brás.

O ato também é uma forma de lembrar das pessoas que perderam a vida para a Covid-19 no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, já são quase 100 mil óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia no país.

Além disso, o ato vai também chamar atenção para o gasto do Ministério da Saúde de apenas 29% da verba emergencial prevista para combater a pandemia no Brasil desde março, conforme apontou auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) na semana passada. Ainda de acordo com a auditoria, o Pará está entre as três unidades da federação que menos receberam recursos por pessoa na pandemia.

Em reunião por videoconferência na última sexta-feira (31/07), as Centrais Sindicais do Pará reafirmaram que as medidas adotadas pelo presidente Jair Bolsonaro contra a pandemia foram “equivocadas e desastrosas”, contrariando autoridades sanitárias e protocolos internacionais.

No Pará, centrais sindicais não estão de acordo com a iniciativa de prefeitos e do governador para o retorno das aulas presenciais em agosto por entenderem que ainda não há controle da transmissão do novo coronavírus.

O Sindicato dos Enfermeiros do Pará (Senpa) ressalta que as mortes de profissionais da enfermagem por Covid-19 no Pará poderiam ter sido evitadas se gestores tivessem dado condições de trabalho fornecendo EPIs, insumos e isolamento do grupo de risco em tempo hábil. O Senpa entrou com 36 Ações Civis Públicas (ACP) para garantir condições de segurança aos profissionais de enfermagem. Destas, uma aguarda decisão judicial.

Para mais informações sobre o Senpa, acesse nossas redes sociais por meio do endereço @senpacomunica no Facebook, Instagram e Twitter. O Senpa funciona de segunda à sexta, das 08h às 17h, em dias úteis, pelo e-mail juridico@senpa.org.br, ou pelo telefone da presidência no (91) 98890-0590.