A data de hoje foi criada, enquanto Dia Mundial da Saúde em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde e tinha como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.
Todos os anos a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolhe um tema para fazer uma campanha em torno dele, esse ano o tema é foi a depressão.
Segundo a organização Mundial da Saude, a depressão tem tratamento e o primeiro passo é conversar sobre o assunto. Esse tema foi debatido no dia 07 data que se comemora o dia mundial da saúde.
A doença afeta pessoas de todas as idades e estilos de vida, causa angústia e interfere na capacidade de o paciente fazer até mesmo as tarefas mais simples do dia a dia.
Para a Dra. Antonia Trindade a Depressão pode levar muitos jovens ao suicidio, “Jovens de 15 e 29 anos estão entre que mais possuem problemas de depressão”. disse a Dra. Antonia.
O adoecimento da população brasileira, em especial o mental, está diretamente ligado as suas condições de vida. A sociedade está se deteriorando pouco a pouco.
a Dra. Antonia também alertou que, apesar da existência de tratamentos efetivos para a depressão, menos da metade das pessoas afetadas no mundo e, em alguns países, menos de 10% dos casos recebe ajuda médica. As barreiras incluem falta de recursos, falta de profissionais capacitados e o estigma social associado a transtornos mentais, além de falhas no diagnóstico.
Para os trabalhadores da Enfermagem, não existe comemoração, pois o dia mundial de saúde deve ser o dia mundial de luta pela saúde pública, e no Brasil, se traduz diretamente na luta contra o sucateamento e desmonte de um patrimônio brasileiro.