Dissídio Coletivo 2020/2021: MPT realiza audiências de mediação entre o Senpa e as OSS’s da saúde indígena

Publicado em: 30/09/2020
Assunto:
Tempo de leitura: 2 minutos

Na penúltima semana do mês de setembro, foram realizadas no MPT as audiências de mediação com as Organizações Sociais de Saúde (OSS) da saúde indígena, a saber: Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, SPMD e Ovídio Machado. As audiências se referem à negociação coletiva para o biênio 2020/2021.

Em relação ao Ovídio Machado, o Senpa expõs que não aceitará nenhuma redução salarial e esclareceu à Procuradora do MPT que essa questão já foi judicializada, sendo concedida tutela de urgência determinando que a OSS se abstenha de promover a redução do salário da categoria. Ato continuo, a OSS informou que não teria “autonomia para negociar”, pois precisa da autorização da Sesai. A audiência foi remarcada para o próximo dia 01 de outubro.

Em relação à SPDM, a OSS informou que o reajuste salarial não foi previsto no plano de trabalho, necessitando que a Sesai fosse chamada para participar da mediação. A Procuradora do MPT negou o pedido da OSS, esclarecendo que compete à conveniada a responsabilidade pelos direitos trabalhistas, sendo que a questão contratual com a Sesai não diz respeito aos trabalhadores.

A audiência foi remarcada para o dia 15 de outubro, devendo a conveniada oficiar à Sesai informando sobre a proposta de Acordo Coletivo do sindicato.

Por fim, em relação ao Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, a OSS propôs o percentual de 1% para o reajuste salarial, informando que dará cumprimento à sentença normativa decidida pelo TRT/8ª Região quando da negociação para o Acordo Coletivo 2019/2020. O Senpa, inclusive, já propôs a respectiva Ação de Cumprimento na Justiça do Trabalho, estando pendente a realização de audiência de conciliação.

Em razão da necessidade de oficiar à Sesai a questão, a audiência foi remarcada para o dia 15 de outubro.
Os enfermeiros que são funcionários da OSS’s da saúde indígena e quiserem obter mais informações e/ou apresentar denúncias, poderão entrar em contato com a Presidente do sindicato, Antonia Trindade, por meio do telefone (91) 98834-5152 (WhatsApp).
A celebração desses Acordos Coletivos é mais uma luta do Senpa em prol da categoria, demonstrando-se a importância da sindicalização para garantir melhores condições de trabalho aos enfermeiros e dar continuidade aos benefícios já previstos na norma coletiva anterior. Seja um enfermeiro sindicalizado! Juntos somos mais fortes!