Dissídio Coletivo 2020/2021: Senpa e IOM (saúde indígena) celebram Acordo Coletivo

Publicado em: 02/03/2021
Assunto:
Tempo de leitura: 2 minutos

Em audiência de conciliação realizada na data de hoje, 02 de março, no TRT/8ª Região, o Senpa e o Instituto Ovídio Machado (IOM), gestor do Distrito Indígena Guamá-Tocantins, celebraram Acordo Coletivo para o biênio 2020/2021, com vigência de 01/05/2020 a 30/04/2021.

O acordo põe fim a um extenso atrito entre as partes envolvendo o reajuste salarial a ser concedido à categoria. Em síntese, as partes acordaram por manter os termos do Acordo Coletivo 2019/2020, o qual garante, por exemplo, adicional noturno de 30%, acima do limite previsto em lei.

Em relação ao reajuste salarial, o IOM aceitou a proposta de reajuste no percentual de 1,23%, definido para as demais OSS’s dos Distritos Indígenas em decorrência da necessidade de observância da isonomia entre os enfermeiros da saúde indígena.

O pagamento do reajuste salarial, que é devido desde maio de 2020, será pago de forma retroativa em 4 parcelas, a partir de abril de 2021.

Em relação à ação proposta pelo Senpa na Justiça do Trabalho, motivada pela diminuição unilateral do salário dos enfermeiros, o advogado do IOM informou que a entidade está realizando um levantamento sobre o pagamento dos valores retroativos. Ademais, como já informado na audiência anterior, realizada em 23 de fevereiro, a entidade cumprirá a decisão liminar a partir do mês de fevereiro.
A conquista anual do reajuste salarial e a luta pela manutenção do salário-base da categoria com a chegada das novas OSS’s da saúde indígena, a exemplo do IOM, representa a importância da atuação sindical em prol da categoria, em buscas de melhores condições de trabalho, principalmente as condições salariais. Sindicalize-se e fortaleça a atuação sindical, juntos somos mais fortes!

Por fim, os enfermeiros do IOM que quiserem obter maiores informações podem entrar em contato por meio do telefone (91) 98890-0590 (WhatsAppa da Presidente).