É FALSA A NOTA SOBRE O PL 2295/2000 ESTARIA NO SENADO

Publicado em: 22/08/2016
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma nota que circula nas redes sociais sobre o PL 2295/2000 que reduz a jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem estaria no Senado Federal é falsa!

O mesmo ainda está aguardo aprovação para ordem do dia na câmara dos Deputados, incluído neste o voto dos 17 Deputados Federais do Pará, lamentavelmente 5 Deputados paraenses são contra o nosso projeto: Elcione Barbalho, Priante, Simone Morgado, Beto Faro e Zé Geraldo.

A luta pela aprovação da redução da jornada de trabalho também se justifica pela exposição às doenças, a acidentes e riscos ocupacionais. O contato constante com muitas vidas em sofrimento, o risco eminente da morte e o sofrimento humano, trazem como consequência o desgaste físico e emocional, levando a índices de absenteísmo mais elevados que os registrados em outras profissões. 

Esta não é uma reivindicação meramente corporativa de defesa de privilégios, e sim de uma luta pelo estabelecimento de condições mínimas para o desenvolvimento de uma prática assistencial segura para profissionais e usuários dos serviços de saúde, uma vez que a enfermagem é a única profissão que permanece na assistência direta ao paciente durante as 24 horas, nos 365 dias do ano, sendo essencial na organização e funcionamento de todos os serviços de saúde, sejam eles públicos ou privados.

Para tanto é necessário que haja uma mobilização permanente da categoria e articulações com políticos simpatizantes à causa e representantes das diversas entidades ligadas à enfermagem para que pressionem os deputados para a votação do PL nº 2295/2000.

Vale lembrar que a Constituição Federal, de 1988, em seu art. 7º, inciso 14º, trata de jornadas de trabalho com carga horária diferenciada para o trabalho em turnos ininterruptos de revezamento.


Foto: Internet