Em Assembleia Geral realizada no dia 16/09, enfermeiros decidem por paralisação no dia 21/09, por 24h; confira o resumo das deliberações

Publicado em: 17/09/2022

Por meio desta nota, o Senpa torna pública as deliberações aprovadas pela categoria na Assembleia Geral realizada na data de ontem, 16/09 (quinta-feira), convocada regularmente para deliberar sobre a suspensão da Lei nº 14.434/2022 e dos Dissídios Coletivos 2022/2023. A convocação foi direcionada aos enfermeiros filiados e não filiados atuantes no Estado do Pará.

Durante a Assembleia Geral, a categoria deliberou pelo seguinte: realização de paralisação de 24h no dia 21/09/2022 (quarta-feira), de 07h até 07h do dia seguinte. No dia da paralisação, conforme decisão majoritária, 30% dos enfermeiros permanecerão em atividade, competindo ao empregador organizar e/ou remanejar a equipe em atividade, conforme as cautelas e os critérios de continuidade do serviço.

É importante pontuar que a aprovação da paralisação no dia 21/09 não decorre unicamente do descontentamento da categoria com a suspensão da Lei nº 14.434/2022, mas também (e principalmente) pela contínua desvalorização da categoria, que está à mercê de jornadas excessivas, alterações contratuais lesivas, reajustes salariais inexpressivos e até ausência de reajustes salariais.

Hoje, 17/09 (sábado), no dia imediatamente posterior à realização da Assembleia Geral, os estabelecimentos já estão sendo notificados da decisão da categoria.

Informações sobre os locais de concentração, controles de frequência, etc., serão informados posteriormente.