ENCONTRO NACIONAL DA CSB DEBATE REFORMAS

Publicado em: 07/03/2017
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

 

Teve início na manhã de segunda-feira (6) o encontro da Executiva Nacional da Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB. A Dra. Enfermeira Antonia Trindade, presidente do SENPA e atual vice – presidente da CSB, participa do evento que acontece em  Brasília – DF. Na abertura, o presidente Antonio Neto destacou a importância do evento num momento importante para o cenário político e econômico do País, pautado pelos projetos de reformas trabalhista e da Previdência.

Um dos pontos mais debatido neste encontro está sendo a PEC 287 (Reforma da Previdência). O economista do DIEESE Clóvis Scherer foi o primeiro palestrante do dia. Ao citar os principais argumentos do governo para defender a reforma, Scherer desconstruiu tais pontos ao afirmar que o déficit da Previdência não se sustenta.

“A Seguridade Social, tal como formulada na Constituição de 88, com suas receitas e despesas, não tem um déficit, muito menos um déficit estrutural. O governo apura um déficit ao incluir o regime dos servidores da União nas contas as Seguridade e não considerar as receitas desvinculadas pela DRU”, explicou o economista.

Outro debate travado no encontro é a Reforma Trabalhista, projeto que trâmita no Congresso Nacional em caráter de urgência.

Zilmara Alencar, consultora e especialista em relações de trabalho, criticou alguns pontos do PL 6787/16, que dispõe sobre a reforma trabalhista. Para a palestrante do encontro da Executiva Nacional da CSB, a questão da eleição do representante por local de trabalho nas empresas e o ponto que trata do contrato de trabalho temporário afetam de maneira negativa a vida dos trabalhadores.

Para a Dra. Antonia Trindade, o momento é de unir forças, mobilizar e convocar as massas para frear estas reformas. “Como sindicalistas, temos o dever de estar nas ruas, para reafirmar nossos compromissos com os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil e não permitir que estes retrocessos passem”, disse Antonia.