ENFERMEIROS DO MUNICÍPIO DE PIRABAS ENTRAM EM ESTADO DE GREVE

Publicado em: 31/07/2019
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

 

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará, Dra. Antonia Trindade e a assessoria jurídica do Senpa, com enfermeiros do município de Pirabas, participaram nesta terça-feira (31.07) de uma reunião com a gestão municipal de Pirabas. O principal ponto de pauta foi a revogação do Decreto Municipal das 30 horas para os profissionais de enfermagem do município. Com o fim do decreto os enfermeiros retornariam para as 40 horas semanais.

A justificativa da gestão para a revogação do decreto seria que os enfermeiros não estavam dando qualidade no atendimento, assim como questões financeiras negativas que o município está sofrendo. A gestão apresentou uma síntese financeira que não demostra ser grave o problema mais não apresentou quanto o município repassa ao SUS como contra participa de 15% conforme determina a legislação.

Na reunião com os gestores municipais, o secretário municipal de saúde de Pirabas reconheceu o equívoco sobre a justificativa apresentada para a revogação do ato. O SENPA solicitou em caráter de urgência que um novo decreto seja feito, corrigindo a justificativa assim como mantendo as 30 horas para os enfermeiros.

Sem acordo, a Assembleia Geral dos enfermeiros decidiram a partir de amanhã (01.08) entrarem em estado de greve, e o SENPA irá comunicar os órgão competentes sobre a decisão dos profissionais. Entre as principais reivindicações, a carga horaria de 30 horas e o reajuste salarial da categoria que desde de 2005 não possui, assim como a falta de condições para o trabalho.

Um grande ato está sendo programado para informar a sociedade obre os fatos e os enfermeiros chamam os munícipes para se somarem nesta luta em defesa de um sistema de saúde para todos.