ESCLARECIMENTO SOBRE AUXÍLIO EMERGENCIAL A PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE SANTARÉM

Publicado em: 26/10/2020
Assunto:
Tempo de leitura: 2 minutos

26/10/20 às 14h40. Foto Prefeitura de Santarém: Portal DeAmazônia

O Sindicato dos Enfermeiros do Pará (Senpa) esclarece a situação do auxílio emergencial que seria pago aos enfermeiros do município de Santarém. O sindicato recebeu denúncias de que os nomes de profissionais da enfermagem constavam em um documento da Prefeitura de Santarém sobre o referido auxílio.

No documento recebido pelo Senpa está designado “Relação de profissionais do auxílio emergencial Lei 173 – Folha 546 – Julho/2020”, no qual estão descritos nomes de enfermeiros e técnicos de enfermagem, dentre outras profissões. Porém, servidores do município que apresentam os nomes neste documento relatam que não receberam nenhum auxílio.

Em ofício encaminhado no mês de agosto pelo Senpa ao Conselho Municipal de Saúde de Santarém, o sindicato informou que estava ciente desta lista com os nomes dos profissionais de enfermagem. Veja aqui a lista.

No ofício o Senpa destaca que não há comprovação de que os enfermeiros tenham recebido o referido auxílio emergencial. Leia o oficio. Foi solicitada uma reunião no Conselho Municipal de Saúde para apurar do que se trata essa lista, pois a Prefeitura de Santarém não contestou a mesma.

A data deliberada pelo Conselho para a reunião com o Senpa foi na última quarta-feira (21). Acesse a proposta de pauta da reuniao. Porém, o encontro foi suspenso pela falta de quórum dos integrantes do Conselho. O Senpa lamenta o cancelamento, pois seria uma oportunidade para apurar e questionar do que se trata a lista com os nomes dos profissionais de enfermagem.

Quem deseja questionar o nome na lista, deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém e/ou a Prefeitura. O Senpa ressalta que não elaborou a lista e, sim, que recebeu o documento e deseja esclarecer a situação e tomar providências quanto ao pagamento que seria destinado aos profissionais de enfermagem.

Recebemos, ainda, denúncias de que alguns profissionais da saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém receberam o referido auxílio, mas não estiveram na linha de frente contra a Covid-19 e nem trabalharam durante a pandemia. O Senpa continua acompanhando a situação em Santarém e aguarda que o Conselho agende uma nova data de reunião para discutir a pauta.