FECAMPA DEFENDE USUÁRIOS DO SUS

Publicado em: 29/08/2019
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

 

Ocorreu ontem (28/08) no auditório do HEMOPA, em Belém, a reunião extraordinária do conselho estadual de saúde, para discutir e deliberar sobre o não funcionamento dos quatros hospitais regionais do Estado, o de Icoaraci (Belém), Abaetetuba, Capanema e Itaituba, que estão em obra e que não foram entregues a população.

Para a Presidente do FECAMPA, o debate ocorreu em função da paralização dos regionais do Estado que serão privatizados. ?Precisamos de informações, como por exemplo o que está acontecendo hoje no hospital regional de Marabá, onde foi comprado equipamentos para hemodiálise, porém, não temos nenhuma informação sobre o mesmo. Em Tucuruí, a ANACON que atende os usuários do SUS em oncologia. No hospital regional de Altamira foi repassado um valor em dinheiro para ampliação, porém não há nenhuma informação sobre o assunto, e por fim a policlínica da UEPA que está construída para realizar alguns cirurgias ambulatorial e outras consultas especializadas, porém não há nenhuma informação a respeito? disse a presidente.

Entre as propostas estão o acompanhamento do CES/PA nos tramites das licitações na área da saúde estadual, ainda que a empresa ganhadora da licitação após a assinatura do contrato, seja publicado em tempo hábil no site da SESPA, que no contrato assinado entre OS e o governo do estado seja garantindo condições de trabalho para os profissionais de saúde em especial para os enfermeiros, o reajuste salarial todos anos na data base da categoria, equipamentos adequados e sala de estar entre outros.

Outra proposta foi que o conselho gestor das OS, sejam tripartite, tenham representação dos sindicados representantes dos trabalhadores. Ainda que os processos de obras sejam encaminhados informando o detalhamento real situação do mesmo. Por fim, foi solicitada uma audiência pública onde estes hospitais regionais estão sendo construindo, ainda com a participação do TCE para apresentação de relatório contendo uma auditoria dessas obras, com a participação das dos órgão competentes para discutir sobre o assunto.

No encerramento foi criando um grupo de trabalho composto por 8 conselheiros, sendo 4 deles usuários, 2 trabalhadores e 2 gestores e o FECAMPA está no GT como usuário.

A pauta foi solicitada pela presidente Antônia Trindade da Federação dos Centros Comunitários e Associação de Moradores do Estado do Pará ? FECAMPA. A solicitação foi realizada no mês de abril ao CES/PA, porém somente ontem foi realizada a referida reunião.

Entre os presentes na reunião estavam os representantes do Ministério Publico Estadual, Secretárias Municipais de Saúde dos Municípios de Abaetetuba e Belém, Ainda os Conselhos Municipais de Saúde de Abaetetuba, Belém e Itaituba.