GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ NÃO PAGA O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

Publicado em: 23/02/2024
Assunto: 30 Horas e Piso
Tempo de leitura: 1 minuto

O governo do estado do Pará, Helder Barbalho está atrasado com o repasse do recurso financeiro do piso salarial da enfermagem para as OS’s. Os meses de dezembro, janeiro e até o presente momento, fevereiro, se aproxima o terceiro mês de atraso.

É injustificável a negligencia do governo do estado, sendo que os enfermeiros do município de Belém já receberam o piso em contracheque e, também, outros municípios do estado.

Não há razão para que o sistema público no estado funcione de uma maneira e dos municípios de outra maneira. Quem consegue explicar isso?

Esta atitude não apenas desvaloriza o importante trabalho desses profissionais, mas também compromete a qualidade do sistema de saúde como um todo. A categoria já está sendo pisada pelo STF, não bastasse isso, agora o desrespeito pelo governo do estado.

Recebemos denúncias de enfermeiros, que no Hospital Abelardo Santos, que são regidos pelo Instituto Mais Saúde, fez o pagamento do complemento do piso o valor de R$8,00 (oito reais) e ainda, descontou o FGTS.

Todas as OS’s do estado do Pará e o setor privado reduziram a carga horaria de 44h por semana no CNES e estão repassando o complemento do piso em cima de 36h. Este é um erro grave, pois penaliza os profissionais da enfermagem, eles cumprem 220 horas e receberam por uma jornada de 180 horas.

Mais uma violação à legislação trabalhista. O Senpa está tomando as medidas cabíveis para garantir que que esses profissionais recebam o devido reconhecimento e remuneração pelo seu incansável serviço à população.