“JULHO AMARELO”: SENPA RESSALTA IMPORTÂNCIA DO MÊS DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS

Publicado em: 20/07/2020
Assunto:
Tempo de leitura: 1 minuto

20/07/2020 às 21h14. Foto: Sociedade Brasileira de Hepatologia

Neste mês é promovida a campanha “Julho Amarelo” que tem como objetivo divulgar ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais em todo o Brasil. A doença é caracterizada por inflamação no fígado causada por fatores como vírus ou álcool. Doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas também podem causar a doença.

Entre os tipos mais comuns estão as hepatites A, B e C. Os sintomas variam conforme o tipo, podendo até mesmo o paciente não apresentar nenhum sintoma. No estado do Pará, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em 2019 foram notificados 32 casos de hepatite A, 497 do tipo B e 378 pacientes tiveram a C.

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará (Senpa) ressalta a importância do “Julho Amarelo” para alertar sobre a prevenção contra as hepatites. E destaca o papel fundamental da enfermagem para cuidar e dar assistência aos pacientes que estão em tratamento contra a doença no Pará.

O Senpa reforça, também, a importância da sindicalização dos profissionais da enfermagem para garantir que nenhum direito trabalhista seja desrespeitado, além de assegurar que Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) e Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) sejam realizados sem prejuízo para os profissionais.

Para mais informações sobre o Senpa, acesse nossas redes sociais por meio do endereço @senpacomunica no Facebook, Instagram e Twitter. O Senpa funciona de segunda à sexta, das 08h às 17h, em dias úteis, pelo e-mail juridico@senpa.org.br, ou pelo telefone da presidência no (91) 98890-0590.