MAIO LILÁS É LANÇADO PELO MPT

Publicado em: 21/05/2018
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 1 minuto

Para lembrar a importância de discutir a liberdade sindical e da participação dos trabalhadores na atuação dos sindicatos para a promoção da defesa dos seus direitos, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou a campanha Maio Lilás.

Ao longo do mês de maio, o MPT está promovendo ações para dar visibilidade ao tema da liberdade sindical, realizando debates sobre o assunto. Entre as atividades previstas está a iluminação das sedes da instituição, em todo o país, com a cor lilás. Também serão promovidos fóruns, debates e exposições sobre o tema. Cada procuradoria regional tem autonomia para criar uma programação local para o Maio Lilás.

A cor é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova York, em 8 de março de 1857, por reivindicarem salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.

O objetivo é o fortalecimento da unidade sindical, e das lideranças para que possam lutar e defender os trabalhadores e não deixar que a reforma trabalhista retroaja seus direitos.