MAIO LILÁS

Publicado em: 05/05/2023
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

O Maio Lilás é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) para conscientizar os trabalhadores sobre a importância de combater os atos antissindicais.

O atos antissindicais são aqueles que visam prejudicar ou restringir o direito de organização e representação dos trabalhadores. A campanha maio lilás ocorre durante todo o mês de maio, que é conhecido como o mês internacional do trabalhador.

O objetivo principal é chamar a atenção da sociedade e principalmente dos trabalhadores para a importância da liberdade sindical e da necessidade de coibir as práticas antissindicais, que prejudicam os trabalhadores.

Os principais atos antissindicais estão a demissão de trabalhadores que participam de movimentos sindicais, a coação ou ameaça a trabalhadores para que não se organizem em sindicatos, a interferência indevida na eleição de representantes dos trabalhadores e outras práticas que visam prejudicar a atuação sindical.

A campanha Maio Lilás alerta para a importância de denunciar essas práticas e de garantir o direito à liberdade sindical, que está previsto na Constituição Federal.

Esta é uma importante iniciativa de combate aos atos antissindicais e garantir o respeito ao direito de organização e representação dos trabalhadores.

É fundamental que empresas e trabalhadores se engajem na campanha e adotem práticas que valorizem a atuação sindical e a proteção aos direitos trabalhistas. Juntos somos mais fortes.

A garantia da atuação contínua e permanente do Senpa em prol da categoria dependem da sua filiação e contribuição. Filie-se pelo canal de filiação: www.senpa.org.br/filiacao.

Dúvidas e/ou denúncias devem ser encaminhadas para o e-mail juridicosenpabk@gmail.com ou diretamente pelo canal de denúncias (www.senpa.org.br/denuncias). Todo e qualquer contato entre o enfermeiro e o sindicato é sigiloso e tem o prazo de 8 (oito) dias úteis para resposta.