MULHER, SER QUE MERECE RESPEITO

Publicado em: 07/03/2017
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Determinada, corajosa e responsável, a mulher tem sido um dos maiores exemplos de superação da atualidade, ela vem ultrapassando obstáculos e conquistando seu espaço implantando um papel essencial para a formação de uma sociedade sólida. Porém, as mulheres ainda lutam contra alguns estabelecidos padrões do passado.

Antigamente no mercado de trabalho, não se via a presença feminina como é vista hoje. As mulheres eram extinguidas da participação significante de qualquer trabalho ou profissão que somente homens exerciam. A obrigação da mulher era de cuidar dos filhos e serviços domésticos e era tida como frágil e incapaz de realizar uma atividade masculina como se não tivesse competência suficiente para aquilo. Todavia, a sensível figura feminina foi sendo modificada a partir do século XIX, quando as mulheres começaram a contestar contra a ideia de inferioridade em relação aos homens, exigindo a princípio, igualdade nos direitos de voto. Com o passar do tempo a oportunidade de exercer tarefas que antes não era a elas permitido foi se aumentando.

A participação das mulheres na sociedade se tornou cada vez mais clara e presente, elas passaram a ser percebidas nas grandes empresas, instituições educacionais, na contribuição para a economia e até na política; mas apesar da forte influencia que as mulheres vem trazendo para o Brasil, ainda existem dificuldades para a total valorização delas. O salário que um homem ganha, ainda é maior que o das mulheres, mesmo tendo a mesma formação que a delas. Outro ponto desta cante, é a violência cometida contra elas, que também é algo preocupante e inadmissível. A mulher é um ser que merece respeito, amor e direito em todas as circunstancias, seja em seu lar, sua comunidade ou em seu trabalho. Ela se desdobra para o bem de todos e passa de mãe a dona de casa, de empresária a esposa e de amiga a filha. A presença da mulher é tão importante que sem elas, o país hoje não teria o mesmo valor. A importância da mulher, só é descoberta quando se abre o espaço para ela.

A figura feminina e suas participações, tendem a crescer de forma significativa quando colocadas como valorosas. A mulher faz toda diferença para o bem de uma sociedade, e é a ela que se deve oportunidades e méritos.

Hoje a mulher se faz presente nas lutas, principalmente no meio sindical, lutando pela valorização do trabalho, por melhores condições e salários digno para suas categorias.

Nós do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará, desejamos a todas as guerreiras e lutadoras do Brasil, um feliz dia internacional das mulheres.

Homenagem: Diretoria do SENPA