NOTA SOBRE O ENCONTRO DO SUAS

Publicado em: 02/08/2018
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 1 minuto

Participei nesta semana, no município de Paragominas, na região sudeste do Estado do Pará, da reunião descentralizada e ampliada do Conselho Estadual de Assistente Social, na condição de usuário. Estas reuniões está ocorrendo em várias regiões do SUAS.

Na reunião foi discutidos o encontro do FORNACEAS que ocorreu no Estado do Maranhão e o Plano de Ação Para o Confinanciamento do Governo do Federal, no Sistema Único de Assistente Social (SUAS).

O momento também foi para a discussão dos acórdãos que foram deliberados pelo TCU, referente ao funcionamento dos conselhos de assistência municipais. A estrutura entrou em pauta assim como o Fundo Municipal de Assistência Social e as políticas dos SUAS, onde saíram 23 determinações do TCU para serem cumpridos desde 2009, ou seja, quase uma década para serem implementadas, os Conselhos de Assistência Social precisam se adequar a medida.

Na reunião houve uma proposta para se realizar um encontro estadual dos Conselhos Municipais de Assistência Social em Belém, adiado para deliberação do pleno na próxima reunião do CEAS/PA e outros assuntos internos.

É importante como profissionais da enfermagem, não tenhamos a visão apenas como trabalhadores da área da saúde, mais também como sociedade civil organizada, dos movimentos populares e dos usuários, em especial da política de assistência social, pois o Brasil precisa do nosso voluntariado, e a gente continua essa luta, através da sociedade civil organizada.

 

Antonia Trindade

Usuária