OFICINA DEBATE SOBRE O PLANO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Publicado em: 05/09/2018
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 1 minuto


Nos dias 29 e 30 de agosto de 2018, no auditório da FINAMA (Faculdade Integrada da Amazônia), aconteceu a Oficina Regional METROPOLITANA I da ação educativa “Estratégias para construção do Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde – PEEPS/PRO EPS-SUS”, onde estiveram reunidos os representantes gestores, trabalhadores, sindicatos e a comunidade civil, dos municípios que compõem a região Metropolitana I (Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará).

Foi discutido e abordado exaustivamente os problemas e os nós-críticos do processo de trabalho, na gestão, no ensino, na atenção e no controle social no âmbito do Sistema Único de Saúde. Representando o SENPA, participaram do evento a Dra. Iraquelma do Carmo e o Dr. Rodrigo Santos, que viram apresentação da caracterização da região Metropolitana I, através do cenário e contexto. Os participantes foram divididos em grupos e a partir da Metodologia da Problematização, por meio do Arco da Problematização de Maguerez, foram elencados os principais problemas e construído uma proposta de ação educativa, que comporá o Plano Regional de Educação Permanente em Saúde, que será apresentado nos dias 25 e 26 de setembro em Belém.

O Senpa que compõe esta construção coletiva reafirma sua posição de estar defendendo os interesses dos enfermeiros e fortalecendo o SUS, que representa a conquista de toda a sociedade através do controle social.