Paralisação/greve das atividades nos hospitais gerenciados pela Pró-saúde: categoria aprova pauta e define novas datas para a paralisações e possível greve por prazo indeterminado

Publicado em: 03/01/2022
Assunto:
Tempo de leitura: 2 minutos

Na data de 29 de dezembro de 2021, foi realizada um Assembleia Geral com os enfermeiros visando deliberar sobre a paralisação das atividades e possível greve por prazo indeterminado em todos os hospitais gerenciados pela Pró-saúde no Estado do Pará.

A deliberação decorreu diante do descontentamento da categoria com a gestão da OSS, principalmente em face do atraso no pagamento dos reajuste salariais referentes aos Acordos Coletivos 2020/2021 e 2021/2022.

São dois anos em que os enfermeiros estão com o salário defasado e o poder de compra reduzido, enquanto a Pró-saúde se limita a  alegar que não possui verba financeira e responsabilizar Estado pela falta de dinheiro, com o que a categoria não irá mais torelar.

Dessa forma, durante a Assembleia, novas datas de paralisação e possível greve foram definidas, de modo que o Senpa possa cumprir todas as formalidades legais e acionar uma mediação perante o Ministério Público do Trabalho:

  • Primeira paralisação por 24h no dia 11/01/22;
  • Segunda paralisação por 48h no dia 21/01/22;
  • Greve por prazo indeterminado a partir do dia 28/01/22.

Agora, o Senpa irá divulgar amplamente o que ficou definido pela categoria, informando à Pró-saúde sobre a deliberação da Assembleia, conforme os trâmites que exige a Lei de Greve.

No mesmo ato, o Senpa informará que um percentual mínimo de enfermeiros será mantido, bem como um revezamento será realizado entre os profissionais, de modo que não haja prejuízo ao serviço.

Os enfermeiros devem fazer contato imediato com a Presidente Antonia Trindade para obterem orientações sobre as paralisações por meio do número (91) 98890-0590 (WhatsApp). A Presidente também informará quais advogados acompanharão o movimento em cada Município, garantindo suporte a todos os enfermeiros.