PORTARIA DO MS REDUZ QUADRO DE ENFERMEIROS

Publicado em: 27/06/2018
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 1 minuto

A Dra. Antonia Trindade, participou ontem (26) da reunião do Conselho Estadual de Saúde, representando o FECAMPA, entidade que compõem o conselho como usuário do SUS. Entre as principais pautas do conselho, a portaria 1675/2018 do Ministério da Saúde, foi bastante debatida.

A Portaria visa à diminuição do numero de enfermeiros, das 24 clinicas de hemodiálise terceirizada existente no Pará, precarizando a relação de trabalho, a sobre carga, e ocasionando um stress a todos. Vale lembrar que a portaria descumpre a resolução do COFEN 543/2017.

Para a Dra. Antonia, a portaria visa desestabilizar a saúde pública. “Esperávamos que o governo pudesse proporcionar melhorias na saúde, e não fortalecer o sucateamento da pasta tão importante para a sociedade” disse.

No dia 24 de julho, o Conselho Estadual de Saúde, irá se reunir novamente, para discutir a portaria 1675/2018, e divulgar ao máximo para a sociedade o descaso do governo com a saúde publica brasileira.

Independente do Conselho Estadual de Saúde, o SENPA estará realizando uma audiência publica com os enfermeiros, especialista em Hemodiálise para tratar desde assunto, e tomar todas as ações cabíveis juridicamente contra a portaria e em defesa dos profissionais enfermeiros.