PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARTICIPAM DE ENCONTRO SOBRE A TUBERCULOSE

Publicado em: 04/03/2017
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 1 minuto
Foi realizada no mês de fevereiro, no Instituto Evandro Chagas – IEC a reunião do Comitê Estadual de Tuberculose do Pará. o Encontro teve como finalidade os estudos de casos e as troca de experiências finalizando com a avaliação e planejamento de ações para o enfrentamento da tuberculose no Estado.

Reunião do Comitê Estadual de Tuberculose do Pará

Representando o SENPA nesta atividade, estava o Dr. Alzinei Silva, membro da diretoria executiva do sindicato. Vale lembrar que o profissional enfermeiro está diretamente relacionado na consulta do usuario do SUS que fazem o tratamento de tuberculose. É de competência da enfermagem fazer o acompanhamento aos usuarios do SUS referente a esta doença.  

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

O tratamento da tuberculose à base de antibióticos é 100% eficaz, no entanto, não pode haver abandono. A cura da tuberculose leva seis meses, mas muitas vezes o paciente não recebe o devido esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo. Para evitar o abandono do tratamento da tuberculose é importante que o paciente seja acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados.

Para prevenir a tuberculose é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina. A prevenção da tuberculose inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.