21/01/2021 às 14h20.
A vacinação contra a Covid-19 teve início na terça-feira (19) em todo o Pará com os grupos prioritários, incluindo enfermeiras e enfermeiros. No Brasil, a primeira pessoa a ser vacinada foi a enfermeira Mônica Calazans, 54 anos, no domingo (17), em São Paulo.
Aqui no Pará, a primeira pessoa imunizada com a Coronavac é Shirley Maia, 39 anos, técnica de enfermagem do Hospital de Campanha, em Belém.
Na capital paraense, quem também está imunizada é a enfermeira Marileia Moraes Silva, vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Pará (Senpa) e funcionária do Pronto Socorro Municipal Mario Pinotti (PSM da 14). O enfermeiro da Santa Casa de Misericórdia do Pará e do Conselho Fiscal do Senpa, André Luiz Queiroz, também foi imunizado contra a Covid-19.
Em Parauapebas, a primeira pessoa imunizada na segunda (19) foi a enfermeira Leonice de Oliveira, 65 anos. Em Itupiranga, a enfermeira Zenaide Apóstolo Lima foi quem recebeu a primeira dose da Coronavac no município. Ambas enfermeiras são membros da Delegacia Sindical de Base do Senpa.
O sindicato entende que este é um momento histórico para os profissionais da saúde, em especial aos da enfermagem, que tanto lutam na linha de frente contra a Covid-19 em meio a uma crise sanitária que, até o momento, já tirou a vida de 7.458 pessoas somente no estado do Pará.
No Brasil, atuam 2.406.670 profissionais da enfermagem, sendo os únicos trabalhadores que ficam na linha de frente por 24 horas na defesa da saúde. Destes, 525 perderam a vida até então. São profissionais desvalorizados pelos gestores de saúde por não terem as 30 horas e nem piso salarial.
Não esqueça de fazer sua filiação para a garantia de direitos trabalhistas da categoria. Solicite a ficha pelo e-mail juridico@senpa.org.br ou pelo Whatsapp da presidente Antonia Trindade no (91) 98890-0590, de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 17h, em dias úteis. Acompanhe nossas redes sociais no endereço @senpacomunica no Facebook, Instagram e Twitter, além do site www.senpa.org.br.