QUEDA NOS PREÇOS AUMENTA RISCOS NO CONSUMO DO AÇAÍ

Publicado em: 24/08/2016
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 1 minuto

Os riscos de contaminação trazidos pela manipulação inadequada do açaí aumentaram, nos últimos meses, em consequência do crescimento no consumo da fruta, provocado pela queda gradativa dos preços, em época de safra do produto. Para a gerente da Casa Açaí, administrada pela Prefeitura de Belém, Camila Miranda, optar por pontos de venda com o Selo Açaí Bom é a melhor maneira de evitar problemas de saúde.

Ela explica que a Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) realiza fiscalizações de segunda a sábado nos pontos de venda da bebida, desenvolvendo uma ação realizada de forma aleatória, mas setorizada por bairros. A principal preocupação dos agentes é quanto à efetiva aplicação do processo de branqueamento do fruto, única forma comprovada de garantir a qualidade do açaí. “Está comprovado que o branqueamento é a única forma de eliminar o Trypanosoma cruzi, que causa a doença de Chagas, e também de evitar a febre tifóide, provocada pela salmonella tifo, que causa diarreias constantes”, esclareceu Camila Miranda.

Os cuidados devem ser tomados desde a coleta do fruto seco, acrescentou. O primeiro passo para realizar o branqueamento é peneirar o açaí, de modo a retirar o excesso de sujeira. 

Fonte: Oliberal