RADIO UFPA FAZ DEBATE SOBRE A REFORMA TRABALHISTA

Publicado em: 20/10/2016
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 1 minuto

Ocorreu na manhã desta quinta feira (20) no Studio da Rádio Web UFPA, uma entrevista com a Dra. Antonia Trindade, que representava o SENPA, para debater sobre o tema da reforma trabalhista. Participaram também o professor de Direito Constitucional, Dr. Paulo André e a representante do Sindicato dos Servidores Federais, Ângela Soares. 

As várias propostas legislativas do governo de Michel Temer que atentam contra os direitos dos trabalhadores foram criticados pelos participantes. As principais reclamações se concentraram nas propostas que estabelecem a prevalência do negociado sobre o legislado e na ampliação indiscriminada das terceirizações. 

Para a Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará (SENPA) o projeto que estabelece a prevalência do negociado sobre o legislado fragiliza principalmente as categorias com menor poder de negociação.

“Precisamos proteger a classe trabalhadora, porque nos acordos e nas convenções coletivas existem categorias mais fortes, que têm poder para negociar em condições vantajosas, enquanto outras não têm essa força”, alertou. 

Ao criticarem a tentativa indiscriminada de ataques aos direitos dos trabalhadores, os líderes sindicais destacaram a tentativa de fragilizar a classe trabalhadora. Segundo eles, a elite tenta empurrar a conta da crise para a classe trabalhadora, sob a alegação de que as medidas vão reduzir o desemprego, que já superou a marca de 12 milhões de pessoas. 

Sobre a enfermagem, a Dra Antonia lembrou que o trabalho excessivo para os profissionais, caso aprovem a reforma trabalhista e a terceirização, será prejudicial a sua saúde, haja vista que os enfermeiros são trabalhadores que cuidam da saúde de outrem.

Acompanhe a entrevista pelo link http://radio.ufpa.br/novaradio/