Na reunião que aconteceu com a Senadora Eliziane Gama e a Comissão das Entidades Nacionais da Enfermagem na quarta, 06, para debater quais os próximos passos da PL2564/2020, foi apresentado a proposta de um novo piso salarial feita por líderes de alguns partidos, que seria de 4.500 para enfermeiros, 3.150 para técnicos e 2.250 para auxiliares e parteiras, sendo que a faixa salarial estaria desvinculada da jornada de 30h.
Vale lembrar que a proposta inicial proposta pelo Senador Fabiano Contarato no PL2564/20 seria de 7.315 para enfermeiros e 5.120 para técnicos e 3.657 para auxiliares e parteiras. Na sequência, a Senadora Eliziane fez a proposta de 4.750 inicial para enfermeiros, 3.325 para técnicos e 2.375 para auxiliares e parteiras, proposta esta que foi pauta de Assembleias Gerais por todo o país.
Nesta proposta feita no dia 06, sem a vinculação das 30h, os parlamentares colocariam em pauta para votação na Casa Legislativa, pois eles alegam que a jornada já foi objeto de voto e não o fariam novamente.
Para finalizar, a Senadora Eliziane marcou nova reunião para dia 13/10, onde a proposta será debatida pelas Entidades Nacionais da Enfermagem e será dada uma resposta até a data desta reunião. E a Senadora adiantou que caso seja aprovada esta proposta salarial, na sequencia ela fará uma reunião com o Senador Rodrigo Pacheco para verificar uma data para votação no Senado.
O Senpa entende que a cada nova proposta feita, com valor menor de piso salarial e desvinculando a carga horária, estão desvalorizando a categoria, e o pior, vai ficar pautado em lei. Este é o momento de toda a categoria se mobilizar, pressionar os parlamentares, continuar as mobilizações das entidades sindicais. A categoria necessita da um piso salarial justo e carga horária digna.