REUNIÃO DO FÓRUM DAS CENTRAIS SINDICAIS NO PARÁ

Publicado em: 14/01/2019
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 1 minuto

As Centrais Sindicais do Estado do Pará, entre estas a CGTB, OAB e DIEESE se reuniram na manhã desta segunda feira (14.01.19) para discutir várias ações sindicais para o Estado do Pará. Representando a CGTB Pará, a Dra. Antonia Trindade Presidente e Evandro Palheta Secretário Geral. O momento foi importante para uma analise de conjuntura estadual e nacional.

Entre as pautas, a extinção do Ministério do Trabalho e uma reunião com o Superintendente e avaliar as suas consequências, assim como ter uma agenda com o governador do Pará Helder Barbalho.

Entre os encaminhamentos, ocorrerá um ATO EM DEFESA DOS DIREITOS SOCIAIS E DA JUSTIÇA DO TRABALHO, no dia 21 deste mês às 9h em frente ao Tribunal do Trabalho da 8ª Região, com a participação das Centrais Sindicais, AMATRA, Movimentos Sociais e a sociedade civil, o intuito e fortalecer a desistência pelo fim da extinção do Ministério do Trabalho e Resistir.

As Centrais aguardam a reunião com o Governado do Pará, para tratar sobre a carta encaminhada com as propostas das lideranças, entre elas a criação de um fundo estadual para qualificação profissional, revisão sobre a dotação orçamentaria para qualificação e educação profissional prevista no PPA, criação de uma comissão tripartite (empresários, governo e trabalhadores), garantia da participação dos trabalhadores na execução das ações de qualificação e educação profissional e a estruturação do conselho de desenvolvimento econômico.

Também terá um seminário sobre a Reforma da Providência, organizada pelas Centrais, com a data agendada no dia 02 de fevereiro de 2019, o local e a data está sem definição.