SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM TERÁ EXTENSA PROGRAMAÇÃO NO PARÁ, COM SESSÃO ESPECIAL NA ALEPA

Publicado em: 09/04/2019
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) realiza entre os dias 13 e 20 de maio uma programação especial em parceria com o Sindicato dos enfermeiros do Estado do Pará (SENPA) e várias instituições e empresas em comemoração à 80° Semana Brasileira de Enfermagem. Discutindo o tema “Os desafios da profissão para uma prática com equidade”, graduados e técnicos se reunirão no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, para trocar experiências.  

Semana no calendário do Estado

No Brasil, em 12 de maio de 1960, o presidente Juscelino Kubitschek assinou o Decreto 48.202, oficializando a “Semana da Enfermagem”. Ano passado, a pedido do deputado Dirceu Ten Carten, o governador Simão Jatene incluiu no calendário oficial do estado a programação da Semana da Enfermagem, de 12 a 20 de maio através da Lei 8.785, de 23 de novembro de 2018, que também no seu artigo 3º diz que devem ser realizadas nesta semana homenagens à categoria, além de ampla divulgação das atividades, bem como trazidas à baila propostas de valorização da classe.  

Sessão especial na ALEPA

A pedido do SENPA, o deputado Dirceu Ten Carten irá realizar uma sessão especial na ALEPA no dia 20 de maio a partir das 8h para homenagear os profissionais da enfermagem. Essa é uma oportunidade para os enfermeiros discutirem com os deputados estaduais os seus direitos trabalhistas. 

Denúncias ao SENPA

O SENPA recebe denúncia anônima dos enfermeiros através do telefone da Presidente (91) 98890-0590 e pelo email juridico@senpa.org.br  denunciando as arbitrariedades praticadas por alguns diretores de hospitais privados. O SENPA também comunica a todos que nas segundas e terças feiras ocorrem os plantões jurídico e contábil no horário comercial na sede do sindicato. Em razão da MP 873, de Jair Bolsonaro, que prejudica os sindicatos, o funcionamento do SENPA passou a ser de 8h às 14h a partir de 1º de abril.