A Semana da Enfermagem – 12 a 20 de maio, com o dia internacional do enfermeiro no dia 12 de maio e o dia do técnico e auxiliar de enfermagem dia 20 de maio, deveria ser uma data para exaltar a categoria com celebrações e homenagens, mas é a realidade enfrentada é totalmente diferente, são depreciados diariamente com a falta de valorização profissional. Tiveram o piso salarial nacional da enfermagem pisoteado, no estado do Pará o salário foi reajustado 10% em cinco anos, sofrem assédio, tem suas cargas horárias alteradas unilateralmente, dentre outras situações desvalorização.
A enfermagem já recebeu os aplausos e medalhas durante a pandemia do covid-19, período que a enfermagem ficou em foco, a categoria necessita de valorização, condições dignas de trabalho e não ter os seus direitos usurpados.
Com tudo isso, a semana da enfermagem serve para que os governantes, instituições de saúde e patronato, possam agir, valorizar e reconhecer o trabalho da categoria, o respeito e o reconhecimento merecido pelo trabalho incansável e essencial.
Ainda é comum o empregador se referir ao empregado como colaborador, criando uma impressão de proximidade, amparo e ajuda. Mas na prática o empregador não estabelece uma relação próxima e colaborativa com os seus empregados, prova disso é o pagamento do piso nacional da enfermagem.
O empregador se vale de todas as manobras possíveis para não valorizar o trabalhador, inclusive impregnando com a palavra “colaborador” onde apenas o empregador é o beneficiado financeiramente.
ENFERMEIRO NÃO É COLABORADOR, NO PRIVADO É FUNCIONÁRIO E NO PÚBLICO É SERVIDOR.
Leia também
SENPA PARTICIPA DA SEMANA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA NA SUPERINTENDÊNCIA DO TRABALHO DO PARÁ
Neste 13/11, quarta-feira, presidente Antonia Trindade participou da Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva 2024 na Superintendência do Trabalho...
- 14/11/2024
- 1 minuto