SEMANA DA ENFERMAGEM – 12 A 20 DE MAIO

Publicado em: 14/05/2024
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

A 85ª Semana da Enfermagem coordenada pela ABEn seção Pará realizada nos dias 13 e 14 de maio de 2024 na UEPA Campus 2 em Belém-PA.

Teve a participação de docentes, enfermeiros, entidade sindical, acadêmicos e interessados com foco em assuntos inerentes à enfermagem. Foram realizadas palestras, mini cursos e oficinas para os participantes credenciados.

O evento foi organizado com três eixos temáticos:

Mesa Eixo 1: Romper as “bolhas” que distanciam os espaços de formação e dos serviços de saúde para promover a efetiva integração ensino-serviço;

Mesa Eixo 2: Romper as “bolhas” do modelo biomédico como condição fundante para a valorização dos saberes próprios da enfermagem no trabalho interprofissional;

Mesa Eixo 3: Romper as “bolhas” da alienação política para fortalecer os espaços de luta internos e externos ao campo da enfermagem.

O dia internacional da enfermagem é comemorado dia 12 de maio em homenagem a Florence Nightingale, a mãe da enfermagem e, no dia 20 de maio é comemorado o dia dos auxiliares e técnicos de enfermagem, em homenagem a Ana Neri. No evento, ocorreu uma apresentação relembrando a vestimenta, instrumentos utilizados na época, dentre outros.

A presidente do Senpa Antonia Trindade compôs a abertura juntamente com outras autoridades.

Em sua fala, a presidente enfatizou a luta do trabalhador que precisa ser valorizada pelas autoridades, universidades, incentivou também a participação de diretórios e movimentos acadêmicos, fez críticas aos profissionais que ficam isolados dentro de uma bolha e não participam ativamente das lutas – greves e paralisações e que no contexto geral permanecem às margens, passivos, contentando-se apenas em reclamar.

Por fim, falou também, do piso salarial nacional da categoria que foi pisoteado pelo STF e 30 horas ainda não é realidade para a enfermagem.

Enfermeiras representando Florence Nightingale e Ana Neri
Presidente Antonia Trindade fazendo o seu discurso