Senpa, 38 anos de lutas e conquistas

Publicado em: 08/12/2021
Assunto:
Tempo de leitura: 2 minutos

No dia 08/12/1983, o Senpa completa 38 anos na luta em defesa da enfermagem. Nesta data foi declarado como Associação Profissional dos Enfermeiros de Belém ? APEB. A associação de classe, foi ganhando força, conquistando seu espaço e posteriormente se transformou no Sindicato dos Enfermeiros do Pará no dia 30/06/1989.

 

Comemorar esses 38 anos de existência tem um significado de lutas muito importante na história do Sindicato e da enfermagem, e, também a expectativa de que a categoria possa alcançar o piso salarial digno e a carga horária justa que desde 1955 teve seus primeiros registros de regularização como profissão e posteriormente em 1986, com a lei 7.498, que regula todo o exercício da enfermagem. Esta batalha travada com os governantes afim de que a enfermagem possa ter o reconhecimento e a dignidade que a categoria merece.

 

Não obstante, o Senpa fomentou a profissão no Estado do Pará, tornando assim de modo inquestionável a necessidade de uma entidade que protegesse os direitos dos enfermeiros.

Toda a Diretoria do Senpa atua incansavelmente pelos direitos de seus enfermeiros associados e se estendem também para os não associados.

 

Uma das maiores conquistas do Senpa foi a construção da Sede própria, totalmente equipada, humanizada, insalubre e conta com assessoria jurídica em todas as regiões do Pará, na sede estadual com plantões as segundas feiras mediante agendamento, comunicação, jornalismo entre outros, trabalhando de forma eficiente e atuante. A Sede Campestre também foi mais uma das aquisições do Senpa, que no momento aguarda recursos financeiros para a conclusão da reforma.

 

Dando seguimento a atuação do Senpa, todos os anos os enfermeiros da rede privada têm o seu dissidio coletivo de trabalho há 18 anos, garantido em acordos coletivos e convenções, mesmo que tenha que ser feita a execução do dissidio na justiça.

 

Um outro grande feito do Senpa foi ter conquistado o feriado estadual no dia do enfermeiro e do técnico de enfermagem, que é comemorado dia 12 de maio e com a lei 8.785 de 2018. A lei institui sobre a semana da enfermagem que inicia dia 12 de maio de maio com o dia do enfermeiro e encerra no dia 20 de maio, com o dia do auxiliar de enfermagem e técnico.

 

Diariamente são muitas audiências, acordos coletivos, reuniões, assembleias gerais, audiências públicas, entre outros recursos que são utilizados em prol da enfermagem. ?Sinto muito orgulho de estar Presidente de um Sindicato que tem uma trajetória de lutas e muitas conquistas obtidas e muitas que ainda serão alcançadas. São muitos feitos nestes 38 anos de Senpa. Agradeço o apoio e a participação da Diretoria que contribuem diariamente nesta caminhada afim de a alcançar os objetivos da categoria em nosso Estado e no Brasil?, conclui a Presidente Antônia Trindade.

 

Acompanhem a nossa luta diária em prol da enfermagem através do site www.senpa.org.br e redes sociais, Facebook, Twitter, Instagram @senpacomunica e pelo nosso canal do Telegram https://t.me/senpa30h.

Em caso de dúvidas ou denúncias no sigilo, entrar em contato diretamente com a Presidente Antônia Trindade pelo whatsapp (91)98890-0590 ou juridico@senpa.org.br.