Neste 08 de dezembro o Senpa completa 39 anos de luta. No ano de 1986 foi fundada a APEB – Associação Paraense dos enfermeiros de Belém e em menos de 3 anos, a APEB foi transformada em Sindicato dos enfermeiros do estado Pará – SENPA no dia 30/06/1989.
Nesse período o sindicato adquiriu a sede administrativa possuindo toda a estrutura para atender os enfermeiros com um espaço humanizado.
Tendo mais de 214 acordos e convenções coletivas de trabalho com grandes conquistas, muita luta e desafio para que houvesse a participação da categoria e pelo enfrentamento junto a justiça, ganhamos indeterminadas ações trabalhistas em favor dos enfermeiros mesmo muitos não sendo sindicalizados.
Foram eleitas representações da entidade sindical nos municípios onde os mesmos compõem em sua grande maioria os conselhos municipais de saúde, a comissão do PCCR e fóruns de modo geral.
Uma conquista importante do Senpa para a enfermagem do estado foi a aprovação da Lei Estadual de n° 8.785/2018 que institui no calendário oficial do Estado a semana da enfermagem que se comemora nos dias 12 a 20 de maio.
O Senpa realizou também várias greves na defesa dos trabalhadores, ganhando destaque na luta pelos direitos da enfermagem e realizou atos pela aprovação do piso salarial da enfermagem junto ao Congresso Nacional e agora segue na luta pela derrubada do ADI que está no STF.
Seja um enfermeiro sindicalizado, sua contribuição fortalece a nossa luta.