SENPA APOIA “SETEMBRO AMARELO” PARA A VALORIZAÇÃO DA VIDA

Publicado em: 10/09/2020
Assunto:
Tempo de leitura: 2 minutos

10/09/2020 às 11h03. Foto: Ministério da Saúde

Conscientizar as pessoas sobre a prevenção do suicídio e entender questões que geram sofrimento e doenças mentais é a proposta do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado nesta quinta-feira (10). A data marca as ações da campanha “Setembro Amarelo”, que este ano leva em consideração os problemas trazidos pela pandemia.

O suicídio é um fenômeno complexo e pode afetar pessoas em diferentes idades, classes sociais, orientações sexuais e profissões. Uma boa notícia é que 90% dos casos são preveníveis, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Entretanto, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), são 12 mil suicídios cometidos todos os anos no Brasil, um triste número que precisa ser evitado. Reconhecer sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo é um passo importante para pedir ajuda e prevenir o suicídio.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada para quem busca atendimento gratuito e apoio emocional. São as UBS dos municípios que referenciam os casos para os Centros de Atenção Psicossociais (Caps), que oferecem atendimento para doenças de transtorno de humor e psicológicas. O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna também atende na rede pública e é referência em psiquiatria no Pará, recebendo atendimentos de urgência e emergência. Outro serviço gratuito é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que funciona 24 horas todos os dias, sob sigilo, no telefone 188, por chat ou e-mail disponíveis no site www.cvc.org.br.

O Sindicato dos Enfermeiros do Pará (Senpa) entende que a conscientização é fundamental neste tempo de coronavírus para prevenir o suicídio. Este é um ano atípico, com a população doente e perdendo a vida, como os profissionais de enfermagem. Caso sinta necessidade, seja você profissional da enfermagem ou não, não perca tempo e busque ajuda imediatamente.

Valorize o trabalho do Senpa no Pará, solicitando a ficha de filiação pelo e-mail juridico@senpa.org.br, ou pelo Whatsapp da presidente Antonia Trindade no (91) 98890-0590. O Senpa funciona de segunda à sexta, das 07h30 às 17h, em dias úteis. Acompanhe as redes sociais por meio do endereço @senpacomunica no Facebook, Instagram e Twitter, além do site www.senpa.org.br.