SENPA COM REPRESENTATIVIDADE NA CIST

Publicado em: 04/03/2017
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 1 minuto
Foram eleitas na última quinta – feira  (02) para compor como membros da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador – CIST, a Dra. Julianne Côrrea e Dra. Jeane Neves, ambas ao Sndicato dos Enfermeiros do Estado do Pará – SENPA, representantes da entidade do múnicipio de Santarém, região Oeste do Estado.

CIST está prevista na Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, tendo como atribuições a Elaboração de Normas Técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador assim como participar da formulação e na implementação das políticas relativas às condições e aos ambientes de trabalho e participar da definição de normas, critérios e padrões para o controle das condições e dos ambientes de trabalho.

Segundo a Lei nº 8.080/90, art.6,§3.º, entende-se por saúde do trabalhador um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

Vale lembrar que a CIST é uma comissão permanente do Conselho Municipal de Saúde de Santarém, e as novas eleitas voluntariamente terão pela frente a responsabilidade de garantir uma bom programa de politicas públicas de saúde do trabalhador.