O Fórum Nacional da Enfermagem deliberou pela realização de mobilização nacional dia 28/06 (quarta-feira) e greve local no dia 29/06 (quinta-feira). O Senpa, conforme informado em Assembleia Geral realizada no último dia 16/06, daria ampla publicidade à deliberação do Fórum, orientando os enfermeiros sobre o definido.
Assim, diante do definido pelo Fórum, o Senpa informa que a concentração no Município de Belém, na data de 28/06 (quarta-feira), ocorrerá na Praça da República, seguindo em caminhada para a Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA). No dia 29/06 (quinta-feira), o Senpa defenderá a greve convocada pelo Fórum, que terá concentração às 8h na Praça da República.
Nos demais municípios do estado ocorrerá a
a concentração de acordo com as orientações de cada delegacia de base.
O serviço à saúde é considerado um serviço essencial, logo, a participação dos enfermeiros no movimento não poderá, em nenhuma hipótese, causar prejuízo ao serviço. Nenhum setor poderá ficar descoberto.
Diante da proximidade da data definida pelo Fórum e considerando a necessidade de observância da Lei de Greve, orienta-se a participação dos enfermeiros que não estão em atividade/plantão. Para os que estiverem em atividade e mediante solicitação dos enfermeiros interessados (sob sigilo), o Senpa encaminhará ofício para o estabelecimento, solicitando a adequação de escala, sem prejuízo da remuneração.
Após os atos do dia 28/06 e 29/06, o Senpa convocará uma nova Assembleia Geral para deliberar sobre a negociação com o patronal, com amparo na Lei de Greve.