A Dra. Antonia Trindade, presidente do SENPA e a da Dra. Marileia Silva, vice presidente, participaram nesta quinta-feira (11) de uma reunião na Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da saúde em Brasília DF. A reunião ocorreu após a deliberação de uma reunião anterior com o Ministério Público do Pará na última sexta feira (05).
Entre a pauta, o Processo Seletivo Simplificado, que deverá ocorre no prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período. Este processo das Organizações Sociais novas será aberto, onde todos terão o direito de participar, mais os profissionais enfermeiros que trabalhou, e que renunciaram o seu seguro desemprego, terão um vantagens nos critérios da seleção pelo tempo que trabalhou na saúde indígena em detrimento dos que vão concorre pela primeira vez, para garantir a continuação no emprego. Esta é uma conquista do SENPA, e o Ministério Público ratificou o pedido em ata.
O SENPA ao solicitar o pedido teve como objetivo pensar na valorização do profissional enfermeiro que estão por vários anos trabalhando e que contribuíram com o fortalecimento na saúde indígena, que no exercício da sua profissão tiveram habilidade, responsabilidade e dedicação no trabalho, e serão avaliados pela empresas neste sentido.
A SPDM, que continuará no Disei de Altamira também fará um PSS, e estas é a condição do PSS interno previsto na licitação feito pelo Ministério da Saúde.
Para aqueles que desejarem em não participar do Processo Seletivo Simplificado, terão garantido o seu seguro-desemprego. Também foi discutido os casos de mulheres gestantes que terão a indenização pela empresa atual e os casos de trabalhadores que estão doentes, cada caso será analisado com bastante cautela.
O SENPA reuniu com a representação das três Organizações Sociais novas, e ratificou a proposta encaminhada do Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2019, com data base em Maio. Uma proposta para que daqui a 15 dias haja mais uma rodada de negociação administrativa. Houve a solicitação do SENPA, e que foi garantido pela SESAI – MS, que não haverá a diminuição do valor do salário base e nenhum direito já conquistados com a SPDM.
Esta é a politica de SENPA, defender os enfermeiros em qualquer localidade do Pará, e fazer que os Direitos Trabalhista sejam cumpridos pela empresas, sindicatos patronais, pelas Organizações Sociais, e em todos os setores onde os enfermeiros estejam, seja público ou privado. É preciso que os enfermeiros tenham a clareza que estas conquistas só é possível com a participação de todos nas diversas lutas.
Maiores informações, entre em contato com SENPA, pelo telefone 91 98890-0590 ou pelo email: senpa@senpa.com.br. O SENPA avisa que todas as segundas e tercas-feiras acontecem o atendimento jurídico e contábil, no horário comercial.