SENPA DISCUTE PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE EM SANTARÉM

Publicado em: 08/09/2020
Assunto:
Tempo de leitura: 2 minutos

08/09/2020 às 16h52. Foto: Divulgação Senpa

Na última sexta-feira (04), o Sindicato dos Enfermeiros do Pará (Senpa) esteve em reunião no Hospital Municipal de Santarém com representantes da organização social de saúde Instituto Mais Saúde. Em outubro, a instituição assume a gerência do Hospital Municipal e da UPA após o encerramento de contrato do governo com a organização Instituto Panamericano de Gestão (IPG). Além destas unidades, as UBS de Alter do Chão, Santarenzinho e Nova República também serão gerenciadas pelo Mais Saúde.

A reunião foi para discutir o processo de transição entre o Instituto Mais Saúde e o IPG na gerência do Hospital Municipal e da UPA. Estiveram presentes a advogada Cynthia Soares, da assessoria jurídica do Senpa, a enfermeira Marcela Pinheiro Brasil, da diretoria estadual do Senpa, além de representantes da organização de saúde Instituto Mais Saúde.

Entre os pontos discutidos estão que os enfermeiros não serão demitidos na transição, demissões só vão ocorrer após a realização de processo seletivo, o Mais Saúde foi informado sobre o não cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020 e das denúncias no Ministério Público do Trabalho (MPT) contra o IPG, os concursados e efetivos retornarão à Secretaria Municipal de Saúde, os temporários serão distratados, e haverá nova reunião de fiscalização em outubro.

O Senpa informa também que recebeu denúncias dos enfermeiros na UPA de Santarém e do Hospital Municipal de que ainda não receberam o adicional de insalubridade de 40% referente à pandemia, valor que foi pago para outros profissionais da saúde.

Entendemos que qualquer rescisão de contrato é de responsabilidade do IPG. O sindicato vai aguardar uma posição jurídica do Mais Saúde e do IPG referente ao assunto. Até o presente momento, o IPG não cumpriu o ACT 2019/2020 e, por isso, o Senpa vai entrar na justiça para cumprimento do Acordo Coletivo. Ressaltamos que nenhum profissional de enfermagem será prejudicado em função do não pagamento devido. O Senpa está tomando as providências junto aos órgãos competentes.

Os enfermeiros sindicalizados podem entrar em contato pelo Whatsapp da presidente Antonia Trindade no (91) 98890-0590 para qualquer mudança referente à situação trabalhista. O Senpa vai continuar monitorando a administração da UPA e Hospital Municipal e vai entrar na justiça caso ocorram irregularidades contra os profissionais de enfermagem.

Valorize o trabalho do Senpa em nosso estado, solicitando a ficha de filiação pelo e-mail juridico@senpa.org.br, ou pelo Whatsapp da presidente Antonia Trindade no (91) 98890-0590. O Senpa funciona de segunda à sexta, das 07h30 às 17h, em dias úteis. Acompanhe as redes sociais por meio do endereço @senpacomunica no Facebook, Instagram e Twitter, além do site www.senpa.org.br.