A presidente do SENPA, Dra. Antonia Trindade participou nesta semana em Brasilia- DF, da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS, mesa esta que a presidente do SENPA tem assento representando o Federação Nacional dos Enfermeiros, onde participa das discussões e pactuações, dos assuntos referentes aos enfermeiros, a saúde e ao SUS.
O momento foi propicio para os lançamentos de livros referente a saúde dos trabalhadores, e na mesa os debates se deram para deliberação sobre o III Seminário das Mesas de Negociação dos SUS, com proposta no mês de julho, justamente com a reunião da mesa nacional.
A bancada sindical, representada pelos trabalhadores se posicionou contra a portaria 83/2018 do Ministério da Saúde, que Institui o Programa de Formação Técnica para Agentes de Saúde – PROFAGS, para oferta de curso de formação técnica em enfermagem para Agentes Comunitários de Saúde – ACS e Agentes de Combates às Endemias – ACE no âmbito do SUS. Para o SENPA, isto é desvio de função, e estes profissionais irão se adequar com a nova profissão, sendo técnico, ACS ou Endemias, isso irá gerar vários conflitos tanto no jurídico quanto no político.
A próxima reunião irá retornar este debate, assim como outras atividades referente ao SUS.