SENPA É CONTRA A PROPOSTA DE PAULO GUEDES QUE PRETENDE DIMINUIR FGTS DO TRABALHADOR

Publicado em: 06/08/2020
Assunto:
Tempo de leitura: 1 minuto

06/08/2020 às 17h50. Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O ministro da Economia Paulo Guedes apresentou para a presidência da República um plano para a criação de um novo imposto sobre transações digitais no mesmo modelo da extinta CPMF. Guedes pretende enviar a proposta para o Congresso.

Segundo apurou o jornal Estadão, a ideia do plano é reduzir pela metade o peso da tributação que as empresas pagam sobre os salários dos trabalhadores. Para isso, o valor do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) sobre o salário bruto seria reduzido de 8% para 6%.

Em nota, a Força Sindical criticou a proposta e destacou que o FGTS garante a subsistência do trabalhador caso fique desempregado. ?O governo mostra que, ao contrário de corrigir as distorções atuais do sistema, quer diminuir ainda mais os direitos dos trabalhadores?, diz a nota.

O Sindicato dos Enfermeiros do Pará (Senpa) reforça que é contra a proposta e ressalta a importância da sindicalização dos profissionais de enfermagem para o fortalecimento da entidade, que defende os trabalhadores e luta por melhores condições de trabalho, salário digno, carga horária e piso salarial justos.

Acompanhe as redes sociais do Senpa por meio do endereço @senpacomunica no Facebook, Instagram e Twitter. O Senpa funciona de segunda à sexta, das 08h às 17h, em dias úteis, pelo e-mail juridico@senpa.org.br, ou pelo telefone da presidência no (91) 98890-0590.