O Senpa é uma entidade sindical que 1983 iniciou como Associação profissional dos enfermeiros de Belém e em 1989, foi transformada em Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará, registrado no MTE – Ministério do Trabalho e Emprego em 1992 (Carta Sindical), possuindo uma longa história sólida e reconhecida na defesa dos direitos trabalhistas dos enfermeiros no estado do Pará. Com mais de 250 acordos e convenções coletivas de trabalho firmados ao longo de sua trajetória, sempre demonstrando o compromisso e os resultados concretos para a categoria, e acima de tudo, atuando com seriedade e LEGITIMIDADE.
Surge mais uma vez grupos de pessoas que estão tentando, sem legalidade se estabelecer como sindicato, o SINDETAR – o Sindicato dos enfermeiros e técnicos e auxiliares de enfermagem de Redenção/PA e outras regiões, que teve indeferido o seu pedido de registro sindical pelo MTE, publicado no Diário Oficial da União no dia 15/01/2025, apontando irregularidades processuais e insuficiência de documentação. Essa decisão reforça a importância de que apenas entidades sindicais com carta sindical tem representatividade legítima e respeito às normas legais, possam atuar na defesa dos servidores públicos e funcionários privados.
O SENPA orgulha-se de todas as conquistas, como: a lei estadual n°8.785/2018 – semana da enfermagem, que homenageia no dia 12 de maio com o dia estadual do enfermeiro e o dia 20 de maio, com o dia estadual do auxiliar e do técnico de enfermagem, já ocorrendo o pagamento do piso salarial da categoria em alguns locais de trabalho que já realizamos dissidio coletivo 2024/2025, êxito em processos judiciais como: a reintegração de profissionais enfermeiros, a manutenção da carga horária, indenizações por dispensa arbitrária, dentre outras conquistas importantes para a categoria. Isso é fruto de negociações consistentes, trabalho contínuo e grande luta.
Faça parte da luta do Senpa. Sindicalize-se, juntos somos mais fortes!